SIMULADOR
Nova geração do simulador C-95M é entregue pelo CCA-SJ
A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI) realizou, durante a primeira semana de julho, a entrega da terceira unidade da nova geração do simulador de voo da aeronave C-95M Bandeirante à Base Aérea de Natal (BANT), reforçando o compromisso do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) com a capacitação operacional, a inovação tecnológica e a autossuficiência da Força Aérea Brasileira (FAB).
O transporte do equipamento foi realizado com o apoio da aeronave KC-390 Millennium, destacando mais uma vez a sinergia entre as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB).
O simulador é uma ferramenta essencial para o treinamento de pilotos em procedimentos normais e de emergência, além do voo inicial, contribuindo diretamente para a redução de riscos, o aumento da segurança operacional e a economia de recursos públicos.
A Subdivisão de Simulação do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), Organização Militar (OM) responsável pelo projeto, atua na padronização de plataformas imersivas empregadas em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A implementação deste novo simulador de voo possibilitará a expansão da instrução aérea em diversos campos como, por exemplo, o treinamento da doutrina de cabine e gerenciamento de procedimentos de emergência e demais anormalidades e para readaptação de tripulantes dos Esquadrões Operacionais do Comando de Preparo (COMPREP).
Evolução tecnológica contínua
Os simuladores de voo exercem papel estratégico na formação de tripulações, ao proporcionar uma experiência imersiva em ambiente virtual. Essa tecnologia permite a aplicação prática de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de habilidades técnicas, fundamentais para o gerenciamento de recursos em voo, com impacto direto na eficiência e na segurança das operações aéreas.
Desde 2018, com a entrega da primeira versão do simulador da aeronave C-95M Bandeirante, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) vem se consolidando como referência no desenvolvimento de simuladores de voo no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB).
Entre 2019 e 2022, foram entregues três unidades do simulador T-27M, sendo uma com painel analógico e outras duas com sistemas modernizados, acompanhando a evolução tecnológica da própria aeronave.
Com base nessa experiência acumulada, em 2023 teve início o desenvolvimento de uma nova geração do simulador C-95M, com arquitetura mais robusta, alto grau de fidelidade e novos recursos técnicos. A segunda unidade, entregue em 2024, já incorporava melhorias significativas, como control loaders mais precisos, aviônicos atualizados, acabamento físico superior, remodelação completa do software e novas funcionalidades, incluindo o acionamento do trem de pouso por emergência.
Nova geração de simuladores com tecnologia web
A terceira unidade, entregue em 2025, substitui a versão pioneira de 2018, superando limitações técnicas e operacionais. Ela representa um salto qualitativo, com a adoção do AirCCAStudio — plataforma desenvolvida pelo CCA-SJ com base em tecnologias web como Django, HTML, CSS e JavaScript.
A substituição do antigo sistema pela nova solução proporcionou maior flexibilidade de customização, independência de hardware e melhor integração entre os módulos do simulador. A tecnologia também permitiu a padronização e migração do software de panes (IOS) para a mesma arquitetura, viabilizando sua operação via tablets, o que oferece mobilidade e praticidade aos instrutores.
As telas físicas dos aviônicos foram substituídas por tablets de alta resolução, eliminando limitações de visibilidade entre os assentos dos pilotos e aprimorando a experiência visual da simulação. Outra melhoria importante foi a atualização do sistema de simulação virtual X-Plane, que passou da versão 11 para a 12, ampliando o realismo gráfico, a estabilidade e o leque de cenários e procedimentos simulados.
Autossuficiência e missão institucional
O projeto foi desenvolvido integralmente por militares da FAB, demonstrando a capacidade da Instituição em gerar soluções estratégicas, inovadoras e sustentáveis com recursos próprios. A instalação da nova unidade foi realizada pela equipe do CCA-SJ, entre os dias 13 e 27 de julho, comprovando o alto nível técnico dos profissionais envolvidos.
O Comandante do Grupo Logístico da Base Aérea de Natal (GLOG-NT), Coronel Aviador André Fernando de Albuquerque Bergo, ressaltou a importância do equipamento: “Receber essa versão atualizada do simulador C-95, que substitui a primeira unidade com melhorias significativas de construção e software, é um marco no aprimoramento da formação operacional dos aviadores”.
Um dos futuros operadores da nova unidade, o Aspirante-Aviador Gabriel Figueiredo Chades de Carvalho, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba – , também compartilhou sua experiência: “Já utilizei as duas versões do simulador. A anterior cumpria sua função, mas a nova introduz aviônicos aperfeiçoados e aproxima ainda mais a experiência do voo real. Com essa atualização, damos mais um passo em direção a um treinamento cada vez mais eficiente e realista”.
O novo simulador passa a atender todas as unidades da FAB que operam a aeronave C-95M Bandeirante, substituindo integralmente a primeira unidade entregue. Com avanços estruturais e de software, o equipamento eleva o grau de fidelidade da simulação, elemento essencial para a formação dos estagiários dos Cursos de Especialização Operacional da Aviação de Transporte (CEO-TR) e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), conduzidos pelo Esquadrão Rumba.
Além da formação inicial, o simulador também será utilizado nos Programas de Manutenção Operacional (PMOp), permitindo treinamentos periódicos com economia, segurança e alta eficácia, sem a necessidade de empregar aeronaves reais.
A entrega da nova unidade do simulador C-95M representa mais um avanço na consolidação da autossuficiência tecnológica da FAB e no fortalecimento da formação de seus pilotos. Nesse processo, o Sistema de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, por meio do CCA-SJ, cumpre papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e execução de soluções voltadas à excelência operacional.
De acordo com o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Araújo Freire, a expectativa é que, somente em 2025, sejam registradas cerca de 500 horas de voo simulado com o novo equipamento. “Com segurança, realismo, inovação e economia, buscamos otimizar recursos e desenvolver soluções próprias que assegurem a continuidade da missão da Força Aérea: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, destacou.
Fotos: CCA-SJ